Apagão cibernético: o que é, exemplos e como evitar

O apagão cibernético pode atingir qualquer negócio. Entenda o que é e confira exemplos e boas práticas de prevenção!

Em julho de 2024, problemas no software de segurança da CrowdStrike desencadearam um apagão cibernético com impactos mundiais. Se você usava um sistema Windows, deve se lembrar desse dia!

Pessoas e empresas de todos os países tiveram suas rotinas afetadas, de bancos a aeroportos. Mas o que realmente aconteceu?

Neste conteúdo, vamos te explicar o que é um apagão cibernético, falar um pouco desse caso e, claro, trazer dicas para evitar incidentes assim. Confira!

O que é um apagão cibernético?

O apagão cibernético é uma interrupção generalizada de serviços digitais e redes de comunicação provocada por falhas em sistemas ou ataques cibernéticos. Ou seja, a indisponibilidade total de recursos digitais.

Apesar do enorme impacto, é importante dizer que os apagões cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns, o que demonstra a vulnerabilidade das infraestruturas digitais globais.

Os impactos de um apagão cibernético

Essas interrupções generalizadas podem gerar sérias consequências para os usuários, empresas, indústrias e governos. Afinal, todos ficam sem acesso a dados e sistemas importantes.

Entenda melhor esses impactos negativos:

  • Prejuízos financeiros: a paralisação das operações interrompe serviços e pode gerar multas contratuais e indenizações;
  • Danos à reputação: clientes e parceiros podem perder a confiança na empresa, o que é um ponto crítico para negócios futuros.
  • Exposição de dados: durante o apagão cibernético, dados sigilosos podem ser expostos a vazamentos ou ataques virtuais;
  • Interrupção de serviços essenciais: setores como saúde e transporte podem ter operações prejudicadas, o que é um risco para seus clientes;
  • Gastos com recuperação e reparo: a restauração dos sistemas e do fluxo de trabalho pode ser lenta e exigir gastos e medidas de segurança adicionais;
  • Multas e penalidades legais: há a possibilidade de aplicação de multas e penalidades em razão da falta de preparo e danos causados pelo apagão.

O apagão cibernético em dispositivos Microsoft: o que aconteceu?

O apagão cibernético de 2024 com os dispositivos da Microsoft foi um dos mais famosos, pois afetou empresas e governos em todos os cantos do mundo.

Estima-se que cerca de 8,5 milhões de dispositivos Microsoft Windows foram atingidos. Assim, tivemos uma paralisação generalizada em companhias aéreas, bancos, máquinas de cartões de crédito e empresas de saúde, varejo e até órgãos governamentais.

O prejuízo? Segundo matéria da CNN, as perdas financeiras ultrapassaram US$ 1 bilhão.

As causas do apagão

Todo o problema começou com uma atualização defeituosa de um software de segurança baseado em nuvem da CrowdStrike, uma das gigantes globais em segurança cibernética.

A atualização do sistema chamado Falcon causou um mau funcionamento e desativou partes dos sistemas e softwares de computador, como o Microsoft Windows.

Vale destacar que a CrowdStrike demorou 3 dias para anunciar que os dispositivos estavam funcionando corretamente novamente.

Como prevenir apagões cibernéticos e seus danos?

Incidentes como o ocorrido em 2024 acontecem com frequência, ainda que em proporções menores. Aliás, como vimos, até mesmo grandes empresas podem enfrentar problemas assim.

Diante disso, prevenir é sempre uma alternativa estratégica e vantajosa. A seguir, apresentamos dicas para evitar falhas, se defender de ataques cibernéticos e manter suas operações ativas. Confira!

Mantenha os sistemas atualizados

A atualização de softwares e aplicativos é o primeiro passo para neutralizar ameaças já conhecidas. Chamados de patches de segurança, eles corrigem falhas e bugs e mantêm o sistema seguro.

A dica é trabalhar com um cronograma de atualizações e automatizar o processo. Assim, você não se esquece de executar o processo e reduz os riscos de ataques cibernéticos.

Treine sua equipe

Muitos apagões cibernéticos são provocados por erro e descuido humano. Por isso, é importante investir na conscientização e treinamento dos funcionários.

Entre as boas práticas, destacamos a realização de workshops, seminários e campanhas internas para educar sobre:

  • boas práticas de segurança;
  • identificação de riscos e tentativas de phishing;
  • atualização de senhas.

Tenha um bom firewall e um bom antivírus 

O firewall opera como uma barreira para sua rede interna, monitorando e controlando o tráfego de entrada e saída. Já os antivírus são grandes aliados na detecção e exclusão de malwares e vírus.

Toda empresa precisa contar com boas ferramentas, elas devem estar atualizadas e configuradas adequadamente.

Faça backups periódicos

Ao fazer backups regulares dos seus dados, você consegue se recuperar rapidamente de um apagão cibernético.

Uma boa estratégia de backup é o 3-2-1: mantenha três cópias dos dados, em dois formatos diferentes, com uma cópia armazenada offline. Além disso, é válido realizar testes regulares para garantir que o processo esteja funcionando.

Segmente sua rede

Uma estratégia avançada para prevenir apagões cibernéticos é a divisão da rede em segmentos menores. Assim, é possível reduzir os danos de um possível ataque e proteger dados críticos.

Lembre-se de implementar políticas de controle de acesso mais rígidas para informações sigilosas e críticas, limitando os usuários que podem ver e modificar tais dados.

Tenha um plano de resposta a incidentes

Mesmo com prevenção, o imprevisto pode acontecer. Para esses casos, ter um plano de resposta a incidentes faz toda a diferença e pode reduzir os danos e prejuízos.

Planeje ações e determine funções, responsabilidades e medidas para frear e se recuperar de ataques e apagões. Além disso, realize simulações e revise seu plano regularmente para assegurar que é eficiente.

Invista em um seguro cibernético

Por fim, é interessante contratar um seguro cibernético, visto que um apagão cibernético sempre envolve muitos usuários e diferentes tipos de prejuízos à empresa e a terceiros.

O seguro minimiza as perdas financeiras com multas, indenizações e até mesmo procedimentos para recuperação. Portanto, é um investimento estratégico e preventivo indispensável para as organizações atuais.

Proteja sua empresa com a Protech Hub!

Um apagão cibernético pode desencadear problemas e prejuízos expressivos para as empresas, e podem atingir qualquer negócio. O exemplo da Microsoft deixa claro que a prevenção é sempre a melhor saída, pois o perigo pode vir de onde menos se espera.

A Protech Hub é especialista em seguro cyber e pode te ajudar a reduzir os impactos financeiros de situações como essa. Nossas apólices te dão segurança para continuar operando e se recuperar, arcando com multas, indenizações e os custos da retomada das atividades.

Esteja pronto para o imprevisível. Faça um diagnóstico gratuito agora e entenda seu nível de preparo em segurança cibernética!